In Company 2017-06-14T16:00:35+00:00

In Company

Nossas palestras e treinamentos in company são customizados de acordo com a necessidade e realidade de sua organização.

Qual resultado está buscando? Quais os benefícios para as pessoas? E para o negócio?

Treinamentos e Consultoria em:

Planejamento Colaborativo de Projetos

É uma maneira de elaborar um plano de projeto em equipe, em sessões de participação simultânea, seguindo uma agenda estruturada de debates. Essa agenda inclui: proposição de valor do projeto, o produto e requisitos, stakeholders, equipe e responsabilidades, deliverables (WBS), timeline, orçamento, riscos.

Cada stakeholder coloca sua opinião e comenta sobre as demais opiniões apresentadas, sendo estas registradas numa área comum de trabalho que está visível e acessível para modificação por todos.

O planejamento colaborativo demanda um protocolo de integração que irá dizer como as diversas intervenções dos stakeholders se conectam e são consistidas, dando maior confiança ao plano. O planejamento colaborativo economiza horas de reuniões futuras, cria um entendimento comum e um engajamento maior dos stakeholders.

Gerenciamento Ágil de Projetos

Este treinamento leva o gerenciamento ágil de projetos para corporações e empresas com grande número de pessoas trabalhando com tempo compartilhado entre os projetos. Por meio de conceitos da gestão enxuta (lean), auxiliamos a empresa a implantar um sistema de trabalho que aumenta a velocidade dos projetos sem ter que aumentar recursos e, ao mesmo tempo, faz com que as pessoas trabalhem em ritmos sustentáveis que permitam o foco na gestão e na qualidade. Também fornecemos um panorama das diversas técnicas de gerenciamento ágil – Scrum, Kanban e Teoria da Restrições – permitindo ao responsável pelo escritório de projetos decidir e customizar sua metodologia.

Gerenciamento de Programas

Nesse treinamento, fornecemos conhecimento para formar completamente o profissional gerente de programa. Ele não é um gerente de projetos melhorado que sabe construir cronogramas mais sofisticados ou gerenciar orçamentos maiores. O Gerente de Programas é um homem de negócios. Ele sabe conceber um conjunto de projetos que, combinados, trarão a transformação almejada pela empresa.

Essa concepção possui técnica, visto que cada projeto pode contribuir de maneira diferente e com intensidade diferente para os objetivos de negócio, somada a essa decisão a escolha de distribuir os projetos na linha tempo. Normalmente, o gerente de programa possui uma preocupação que o gerente de projetos não possui, não basta controlar os gastos do orçamento, ele tem que se preocupar em obter receitas para sustentar o programa (que pode ocorrer por benefícios de aumento de receita, redução de custos, eficiência de ativos, melhoria da imagem para os acionistas, etc). Criar programas que sejam sustentáveis financeiramente é um fator crítico de sucesso. Depois do lançamento do programa, cabe ao gerente de programa desdobrar os objetivos do programa em metas quantificadas e distribuídas no tempo. Essas metas serão gerenciadas pelo gerente de programa por meio de indicadores chave de desempenho (K.P.I’s). Portanto, o painel de controle de indicadores está para o gerente de programa assim como o cronograma está para o gerente de projeto.

Gerenciamento de Portfólio

O gerenciamento de portfólio de projetos é o estabelecimento de processos, métodos e tecnologias utilizados pelos PMO’s (Escritório de Projetos) para analisar e gerenciar coletivamente projetos atuais ou propostos com base em seu alinhamento com a estratégia e demais características da organização. Um dos objetivos do gerenciamento de portfolio é a seleção de projetos que visa determinar o melhor conjunto de projetos, dada sua contribuição para estratégia ao mesmo tempo que honram as restrições impostas pelos clientes, recursos ou fatores externos do mundo real.

Outro objetivo importante do gerenciamento do portfolio é o monitoramento dos projetos usando para isso técnicas visuais, painéis de indicadores, gestão e remoção de bloqueios e gargalos que impedem os projetos prosseguirem.

Workshops criados pelo Prof. José Finocchio:

PM Canvas

O PM Canvas é uma metodologia de planejamento colaborativo de projetos que propicia forte engajamento dos stakeholders desde a concepção, sem o preenchimento de inúmeros documentos e sem burocracia. Ela é ideal para ambientes que querem aprimorar sua capacidade de planejamento, mas que se caracterizam por inovação, alta dinâmica dos negócios, muitos projetos em paralelo e nos quais soluções rígidas e engessadas não se aplicam. O Project Model Canvas concentra-se no essencial, a alma do projeto, e permite que os stakeholders participem da concepção do plano. Neste workshop, o Prof. José Finocchio vai capacitar você a implantar o Canvas em sua organização, explorando todo o potencial da técnica.

TaktPM Disrupt

O Curso TaktPM Disrupt quebra antigos paradigmas ineficientes da gestão, trazendo propostas de ciclo rápido, aptas para serem implantadas num ambiente corporativo com múltiplos projetos. As ferramentas novas da metodologia foram inspiradas no Lean Management e visam fazer projetos em menos tempo usando menos recursos.

A abordagem mostra claramente ao PMO qual a capacidade da organização em executar projetos e onde estão os gargalos que precisam ser trabalhados para um aumento global do desempenho.

O TaktPM permite reportes de progresso inteligentes (one touch) e que geram informações relevantes sobre o estado do projeto, mas não exigem burocracia da equipe para realizá-los.

O TaktPM pode ser usado para melhorar o desempenho de portfólios, projetos, pequenas demandas e até as rotinas, integrando todos esses em controles visuais, tanto de equipes colaborativas de projetos como das equipes das áreas funcionais da corporação.

PMDOME

O PMDOME é um Project Game competitivo que visa ensinar na prática os fundamentos clássicos de gestão, tanto no planejamento quanto na execução.

Os participantes são divididos em equipes que têm por objetivo produzir um planejamento bastante completo do problema que lhes é apresentado.

As equipes são postas à prova quando de fato precisam pôr em execução o plano, construindo uma desafiadora estrutura.

Durante a execução, vários problemas, bombas, riscos e intercorrências são colocados para os grupos, que devem contorná-los negociando saídas criativas.

O PMDOME ganhou o prêmio Professional Development Award no congresso global do PMI nos Estados Unidos, sendo reconhecido como melhor treinamento de gerenciamento de projetos do mundo!

Dinâmica de World Café/Focus Groups para grandes eventos

Usamos uma metodologia de World Café adaptada ao Design Thinking, feita sob medida para eventos corporativos com muitos participantes (entre 30 e 200 pessoas).

Ela permite, em curto espaço de tempo, coletar a opinião de todos os participantes sobre temas estratégicos da organização por meio da formação de equipes colaborativas.

As equipes seguem uma agenda de sessões rápidas, que passam por relatos de experiências, identificação das dores, desenho do futuro e proposição de ações transformadoras.

O Prof. José Finocchio conduz a dinâmica, coordenando equipes de facilitadores gráficos que produzem painéis visuais bem claros de serem entendidos, trazendo para a comunidade envolvida visibilidade sobre contribuições e inovações propostas pelos grupos.

Pode ser inserido como uma palestra satélite de um grande congresso ou reunião corporativa, aproveitando a viagem e o tempo dos participantes.

O tempo de execução pode ser adaptado ao espaço da grade disponível no evento.

Error: Please enter a valid email address

Error: Invalid email

Error: Please enter your first name

Error: Please enter your last name

Error: Please enter a username

Error: Please enter a password

Error: Please confirm your password

Error: Password and password confirmation do not match