As técnicas de visualização, a facilitação gráfica é um exemplo, são instrumentos poderosos para, em grupo, cocriar e moldar nosso futuro por meio de um plano de projeto, plano de negócios ou mapa estratégico representado na forma de desenhos e gráficos.

O facilitador gráfico é um profissional que ajuda a traduzir visualmente os principais conceitos que estão sendo discutidos; para isso ele agrupa desenhos, frases, listas em painéis que são expostos na parede, permanecendo ao longo da sessão visível para todos os participantes.

Nessas sessões em que estamos planejando em grupo, nos alternamos em pensar, falar, escrever, sintetizar, desenhar, ver e finalmente enxergar. Essas ferramentas visuais geram síntese, entendimento e engajamento.

Em determinada ocasião, precisávamos chegar a um acordo com relação a um projeto de um enorme evento coproduzido por 5 grandes empresas, com os executivos de cada uma delas tendo uma ideia ligeiramente diferente sobre o que deveria ser o evento. Usei a técnica do PM Canvas que permite construir um plano de projeto colaborativo usando uma tela grande de papel (canvas) no qual vamos colocando post-its sobre os principais conceitos. Trabalhando em conjunto conosco, a facilitadora gráfica foi desenhando painéis que representavam cada pergunta fundamental do canvas que estávamos construindo. Ao final, os desenhos tomaram a sala e trouxeram grande convergência e entendimento entre as pessoas.

(você pode assistir aqui: https://www.youtube.com/watch?v=cgrWebSgYjo ).

Em outra oportunidade, eu estava ajudando a equipe do escritório de projetos a conceber e estruturar um programa estratégico de uma grande empresa de alimentos usando a metodologia visual do Program Canvas que desenvolvi, e,  mais uma vez, enquanto concebíamos o programa usando post-its, a facilitadora gráfica foi desenhando os painéis que tiveram um impacto tão positivo que o principal executivo adotou a técnica como principal mecanismo de apresentação,  substituindo as tradicionais apresentações PowerPoint.

A facilitação gráfica pode ser usada também para fazer uma síntese e mostrar uma trajetória realizada.

Nesse desenho, eu desafiei a facilitadora a representar minha trajetória profissional até aqui em um único painel. Ela me perguntou quais seriam os principais milestones da minha carreira. Eu disse:

–      A iniciação como gerente de projeto em algumas corporações nas quais trabalhei como funcionário;

–      A a atuação como professor de MBA e treinamentos que ofereci pela empresa;

–      Quando criei o PM Dome, um business game que usa a construção de um domo geodésico para ensinar gerenciamento de projetos e que por sua inovação ganhou um prêmio do PMI Americano;

–      Quando escrevi o livro e popularizei a metodologia PM Canvas de criação de planos de projetos visuais e colaborativos, que teve grande adoção no cenário nacional;

–      E finalmente, a metodologia TAKT PM que desenvolvi para levar Agile para corporações e uma abordagem Lean para projetos.

Mais uma vez, a facilitação gráfica surpreendeu com esse desenho que ilustra esse artigo!

O que vocês acharam? Deixem suas opiniões e deixem seus depoimentos sobre o uso da facilitação gráfica!