“Um sistema complexo que funciona é invariavelmente evoluído a partir de um sistema simples que funcionou. Um sistema complexo projetado a partir do zero nunca funcionará e nem poderá ser consertado para funcionar . Você tem que começar de novo com um sistema simples que funciona.” – John Gall.

A lei formulada pelo médico e estudioso da teoria dos sistemas, John Gall, permanece mais atual que nunca. Um plano de projeto deve ser pensado simples no começo, e sua lógica deve fazer sentido para as pessoas que o criaram. A partir desse modelo simples e que funciona podemos sofisticar mais (se necessário).

Quando formulei o Project Model Canvas, eu buscava uma simplicidade que podia ser extraída do corpo de conhecimento de gerenciamento de projetos dos últimos 50 anos, registrado no Guia PMBOK® do PMI e que, talvez, para quem não olhasse em perspectiva, fosse difícil de enxergar.

Durante 15 anos, eu tive a dura missão de ensinar profissionais de gerenciamento de projetos sobre esse livro com 47 processos e mais de 300 páginas. A única maneira de vencer esse desafio foi encontrar a simplicidade nesse grande padrão.

Se você ler o PMBOK, verá que existe uma sequência crescente de respostas que devem ser fornecidas ao criar um projeto.
São elas:
1)Por que o projeto gera valor para organização, para sociedade e para o planeta?
2)Que produtos/serviços/resultados o projeto está entregando? E quais características diferenciadas do produto atendem às necessidades do cliente do projeto?
3)Quem da organização dedicará seu tempo ao projeto e por quanto tempo? Com quais órgãos do mundo externo ao projeto teremos que lidar?
4)Como o trabalho deve ser feito com foco em resultado por cada membro da equipe e em quais condições esse trabalho pode e deve ser feito?
5)Quando poderemos conclui-lo e Quanto custará considerando os principais riscos ?

Se essa lógica acima não for respondida você de fato não possui um plano simples e que funciona.
O “pulo do gato” é responder essas perguntas de maneira colaborativa juntamente com os stakeholders, de maneira que todos sintam-se donos e formuladores do projeto.
Se você estudar o PMCanvas verá que são exatamente essas cinco questões que ele responde.